Gostou do artigo? Compartilhe!

Existe diferença entre luxação, entorse e contusão?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A luxação é deslocamento da articulação do corpo. É o popular ''tirar o ombro do lugar'', mas ela pode acontecer em qualquer articulação, dependendo do tipo de trauma: quadril, articulações dos dedos, cotovelo, joelho, tornozelo e até na coluna. 

Luxação é uma urgência médica e a articulação deve ser ''reduzida'' (colocada de volta no lugar) o quanto antes possível pelo ortopedista. Essa redução pode ser feita no pronto-socorro com anestesia local, sedação leve ou até mesmo no centro cirúrgico do hospital. Em toda luxação existe lesão das estruturas que protegem e estabilizam as articulações (cápsula articular, ligamentos), por isso depois de reduzidas devem ser imobilizadas por um determinado período até sua total cicatrização. 

Entorse é uma torção da articulação. Ocorre geralmente por traumas torcionais leves em que a articulação sai um pouquinho do lugar e volta (reduz) naturalmente na mesma hora. As estruturas que envolvem a articulação são lesadas de modo leve, embora possa haver entorses mais graves em que ocorre o total rompimento de ligamentos. É fundamental a avaliação pelo especialista pois o rompimento pode causar instabilidade e problemas mais graves no futuro, como entorses de repetição e artroses. 

Já a contusão é uma lesão causada por um trauma direto em qualquer região - não necessariamente uma articulação. Um bom exemplo é aquela joelhada ou chute na coxa durante uma atividade física. Ela causa lesão de graus variáveis das partes moles e pode ocasionar dor, inchaço, inflamação, aumento da temperatura local e formação de hematoma. É muito importante descartar a presença de fratura pelo ortopedista.

Autor

Dr Marco Makoto Inagaki

Dr Marco Makoto Inagaki

Ortopedista e Traumatologista, Dor

Pós-doutorado em Intervencionismo em Dor no(a) Hospital Israelita Albert Einstein.