Gostou do artigo? Compartilhe!

Alongamento antes ou depois dos treinos?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Apesar de inúmeras pesquisas, teorias e estudos, uma questão sempre permanece indefinida: Quando alongar? Antes ou após os exercícios? Essa é uma dúvida muito discutida entre especialistas e existem respostas favoráveis às duas O alongamento é fundamental para melhorar a amplitude das articulações, além de relaxar o músculo. A grande maioria dos atletas alongam para manter um equilíbrio na mecânica corporal. Porém, para que esse objetivo seja alcançado, o alongamento deve sempre acompanhar o fortalecimento dos músculos.
Assim, na maioria dos casos, alongar-se é mais indicado após os exercícios. A amplitude de movimento pode ser aumentada com alongamentos de quinze a trinta segundos para cada grupo muscular por dia, mas a sua duração ideal e a frequência pode variar para cada região do corpo. Muitos preconizam a teoria de que os alongamentos realizados antes dos treinos ajudariam na prevenção de lesões musculares. Porém, pesquisas mostram que a prevenção dessas lesões está relacionada com um bom programa de aquecimento e não com os alongamentos. Portanto, para evitar lesões, os atletas devem evitar realizá-los antes dos exercícios e aumentar o tempo do aquecimento pré-treino.
Sempre existirão teorias a favor ou contra cada forma de alongamento, mas o importante é que ao optar por eles, o melhor é personalizar a sua rotina para atender às suas necessidades. Avalie o seu corpo e as atividades físicas e certifique-se de alongar (e fortalecer) sempre objetivando a redução dos desequilíbrios musculares.

Autor

Dr Marco Makoto Inagaki

Dr Marco Makoto Inagaki

Ortopedista e Traumatologista, Ortopedista

Especialização em Ortopedia e Traumatologia no(a) Hospital das Clinicas - USP.